quarta-feira, 4 de agosto de 2010

As Saladas de Proteínas e de Amiláceos

Para muitas cozinheiras, uma de tais saladas, junto com uma proteína, um amiláceo, e um legume cozido não amiláceo constitui a refeição mínima ideal. Mas, a salada bem que pode fornecer a proteína ou o amiláceo. Por exemplo, há a popular salada de galinha, ou as bem apreciadas saladas de atum, salmão, camarão ou de caranguejo. Feita com aipo ou outras verduras, ou com cebolas picadas, pode constituir um prato principal delicioso e nutritivo. Saladas de peixes fornecem abundante fósforo, tão essencial, segundo se crê, para o correto funcionamento de nosso sistema nervoso central.

Não se deve desperceber como salada, que fornece proteína, a salada de ovos, servida com aipo ou outros legumes. Não precisa, pelo que parece, preocupar-se indevidamente com seu colesterol, a menos que se seja grande comedor de carne.

Ainda outra salada de proteínas é feita de requeijão. Adicione-se cebolinho, cebolinha ou cebolas, cortadas em pedacinhos, bem como sementes de alcaravia para lhe dar sabor. Se gosta de salada doce, sirva-a junto com frutas, tais como abacaxis picados ou tâmaras em pedacinhos.

Talvez a mais econômica de todas as saladas de proteínas seja a feita de legumes, tais como feijões (branco, rosinha, feijão-de-lima, ou soja) ou lentilha. Naturalmente, estes precisam ser cozidos primeiro, e então servidos junto com cebola picada ou com condimento e/ou seu molho favorito para salada.

Quanto às saladas de amiláceos, a salada de batatas é a principal, e não fica muito atrás dela a salada de macarrão. Para obter a melhor espécie de salada de batatas, tente conseguir batatinhas frescas, se estiverem na época, ou batatas de pele avermelhada. Custam mais, mas vale a pena; têm um sabor próprio e não se esmigalham com facilidade.

Nenhum comentário: