quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Colheita

A colheita começa em julho ou agosto, no hemisfério norte. Mas as primeiras variedades a serem colhidas, tais como a James Grieve ou a transparent, não podem ser armazenadas por muito tempo. Devem ser consumidas logo, cruas ou cozidas. Mas elas aguçam o nosso apetite para o que vem depois: dourada, deliciosa, Jonathan, McIntosh, romana, verde — para mencionar apenas algumas entre milhares de variedades.

As maçãs devem ser colhidas em tempo bom. Devem ser apanhadas com cuidado, para não danificar os raminhos novos e suas folhas. Quando a maçã está realmente madura, basta um leve giro para desprendê-la do galho. É importante cuidar que a haste não seja arrancada da maçã, pois isso causaria uma lesão que prejudicaria a sua durabilidade.

Variedades que amadurecem mais tarde devem ser deixadas no pé pelo prazo mais longo possível — se o tempo permitir. Se, por causa de um frio antecipado, as maçãs congelarem no pé, deve-se colhê-las só depois de descongelarem. Elas suportam temperaturas de até alguns graus abaixo do ponto de congelamento, dependendo de seu estágio de amadurecimento e seu teor de açúcar, mas, uma vez congeladas e descongeladas, não podem ser armazenadas. Devem ser logo transformadas em suco, compota ou vinagre; não podem ser secadas.

Nenhum comentário: