DO MEU ponto de observação, numa alta colina, contemplo uma série de ilhas brancas, espalhadas pelo verde-azulado vale lá embaixo. Um exame mais detido revela que, o que de longe parecem ser campos de bolas brancas de pipoca são, na realidade, milhares de árvores singulares, cada uma cheia de flores brancas, com delicados centros rosa, que enchem o ar com forte fragrância. Estas coisas deleitosas que despertam meus sentidos são a melhor descrição de um pomar de amendoeiras em plena floração durante o início da primavera setentrional.
Já desde a infância gozo deste panorama emocionante, porque fui criado num amendoal, numa pequena cidade da Califórnia, EUA. O ganha-pão de minha família era cultivar e colher estes deliciosos frutos.
“Frutos?”, pergunta. “A amêndoa não é uma noz?” Bem, sim e não. Embora comumente considerada uma noz, a amêndoa é, curiosamente, um fruto. Faz parte da família da qual outras árvores com frutos de caroço (drupas) derivam sua origem, a saber, a família da rosa. Os frutos de caroço incluem os pêssegos, os damascos e as ameixas. Da próxima vez que tiver um caroço de pêssego na mão, observe quão semelhante, em tamanho e formato, ele é a um caroço de amêndoa. Quebre a ambos e descobrirá que os frutos (amêndoas) também são similares. No entanto, apenas as amêndoas devem ser comidas, visto que ingerir os caroços de frutas, como os pêssegos, pode deixá-lo doente.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário