quarta-feira, 19 de maio de 2010

Compra e preparo

Se você for à feira ou ao mercado comprar abacate, não olhe para a cor da casca para saber se está maduro, pois a coloração vai depender da variedade. Aperte-o levemente com os dedos. Se estiver macio ao toque, está maduro. O abacate deve ser guardado em temperatura ambiente e em lugares bem ventilados, e pode-se apressar o amadurecimento por embrulhá-lo em jornal. Pode também ser guardado na geladeira, mesmo depois de partido. Se você aspergir um pouco de suco de limão na polpa, ele não vai escurecer.

Muitos gostam de comer o abacate com frutas cítricas ou com tomate. Pode-se também acentuar o seu sabor com um molho picante. Ele vai igualmente bem com camarão, caranguejo ou lagosta, e pode ser usado em muitos tipos de salada. Já outros preferem uma deliciosa vitamina batendo o abacate com outras frutas.

Amassado com temperos e outros ingredientes, dá um delicioso patê para acompanhar biscoitos cream crackers. E não se pode deixar de mencionar o famoso guacamole, feito de abacate, tomate, cebola, pimentão e condimentos. O abacate também pode guarnecer pratos quentes. Neste caso, deve ser acrescentado quase na hora de servir, sendo mantido longe do calor.

Talvez o abacate já seja importante na sua alimentação. Em algumas partes do mundo, contudo, pode ser um fruto exótico e raro. Se você nunca experimentou o abacate, faça isso na próxima oportunidade. Poderá descobrir que esse fruto de mil e uma utilidades é também uma delícia!

Nenhum comentário: