segunda-feira, 17 de maio de 2010

Quinta: mantenha a higiene

A higiene também é importante para a saúde da família. A sujeira atrai ratos, moscas e baratas, que causam todo tipo de doenças. Manter a higiene exige tempo e esforço. Mas é mais barato fazer limpeza do que pagar uma conta de médico. Os padrões de limpeza variam um pouco de pessoa para pessoa e de um país para outro. Mas alguns princípios gerais se aplicam em toda parte.

Por exemplo, veja o caso do banheiro. Em zonas rurais, esse muitas vezes fica imundo e caindo aos pedaços, e acaba se tornando um dos principais focos de doenças. O pessoal da saúde pública na localidade talvez possa dar-lhe instruções sobre como construir uma latrina ou privada higiênica de baixo custo.

E a sua casa? É arrumada e está em boas condições? Cheira a limpeza? E a cozinha? É asseada e limpa? O alimento só é saudável se for limpo e adequadamente cozido. Na água contaminada há muitos germes e parasitas. Assim, filtre ou ferva a água antes de usá-la. Enxágüe os utensílios de cozinha com água fervente, e lave bem as mãos antes de mexer com comida. Armazene a água em recipientes limpos e fechados.

Se quiser manter boas condições de higiene, não deixe que cães, gatos, galinhas e cabritos andem pela cozinha. E cuide para que ratos e camundongos não corram pelas panelas e caçarolas, contaminando o alimento. Uma simples ratoeira pode eliminar o problema. — Veja “Como Enfrentar o Desafio da Limpeza”, na edição de 22 de setembro de 1988 de Despertai!.

Em última análise, somente o Reino de Deus resolverá completamente todos os problemas da humanidade. (Mateus 6:9, 10) Nesse meio tempo, porém, essas sugestões simples talvez o ajudem a melhorar sua qualidade de vida.

Nenhum comentário: